"Projeto Seleção Future First" - prazo 07/09/08

O Future First é um programa global do HSBC, com duração de 5 anos (2007 a 2012), que visa atender a um milhão de crianças em situação de rua* ou moradoras em instituições de abrigamento (casas lares, repúblicas ou albergues), beneficiando os países nos quais o HSBC está presente e que vivenciam essa realidade.

De acordo com a UNICEF, é difícil pesquisar o número de crianças em situação de rua, mas estima-se que o número se aproxime dos 100 milhões em todo o mundo.
Investimento
O investimento total no Future First é de 10 milhões de dólares sendo que:
50% da verba é destinada a instituições vinculadas a ONG internacional "SOS Childre's Villages", parceira do programa;
50% é revertida a projetos de parceiros locais/entidades do terceiro setor que são objeto desta seleção, e que fornecem abrigo e trabalham em prol de crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e social ao redor do mundo. Os projetos poderão receber apoio de 01 a 03 anos, com orçamento de até 25 mil dólares anuais. Para participar não é obrigatório que a entidade possua vínculo com a ONG "SOS Children's Villages".
* Crianças e Adolescentes em situação de rua: aqueles que fazem ou estão em vias de fazer da rua um espaço de referência, seja para subsistência, trabalho ou moradia, mantendo ou não vínculo familiar. Referem-se também aqueles que estão em processo de saída da rua e na construção de novos vínculos
Como participar
Para participar da Seleção de Projetos de Educação - Programa Future First as entidades sociais devem seguir os seguintes critérios:
Fornecer abrigo e educação formal ou informal, tendo como foco de atendimento crianças em situação de rua ou moradoras em instituições de abrigamento (casas lares, repúblicas ou albergues);
Estar funcionando, com registros legais, há pelo menos 02 (dois) anos;
Estar em dia com a documentação de reconhecimento de autoridades locais e órgãos reguladores;
Estar devidamente estruturada: legalmente constituída e com a documentação atualizada, possuir suas obrigações legais em dia, possuir certidão negativa de devedor (CND), possuir equipe com conhecimento e experiência na área de atuação e apresentar um histórico de experiência no seu ramo de atuação;
Ter fiscalização e controle necessários para comprovar que não há qualquer tipo de exploração das crianças as quais atende, ou crianças que têm algum tipo de ligação com a entidade;
Ter condições de receber investimento internacional: a entidade deve possuir conta corrente em banco e ser sem fins lucrativos, além de estar com os documentos atualizados (ata de eleição da última diretoria e estatuto.
Por ser um programa internacional, as avaliações ocorrem na Índia e no Reino Unido. Os projetos das instituições sociais devem ser escritos em inglês, sob pena de desclassificação. As informações devem constar no formulário padrão seguindo as diretrizes do regulamento desta seleção.
Os projetos devem ser encaminhados ao Instituto HSBC Solidariedade para o e-mail hsbc.solidariedade@hsbc.com.br, com o assunto: "Projeto Seleção Future First", impreterivelmente até às 17h do dia 07/09/08.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O direito da criança - Ruth Rocha

Associação de Amigos do Grupo Movimento de Amor à Educação e Sonhos – AAGMAES

A Associação de Educadores Populares de Porto Alegre – AEPPA